Blog

08 Benefícios de Ser Vegetariano

January 12, 2018

 

1. Maior facilidade para controlar o peso

 

Nossa alimentação atual, rica em gordura saturada, alimentos altamente processados e carente de verduras, legumes e frutas está nos deixando cada vez mais acima do peso e em guerra permanente com a balança. Quando mais da metade da população está com sobrepeso ou obeso, podemos dizer que temos um grande problema alimentar.

Uma das explicações para a perda de peso é que, como as receitas vegetarianas no geral contêm menos gordura saturada e costumam ser menos calóricas, os vegetarianos podem ter mais facilidade para cuidar do peso do que aqueles que consomem grandes quantidades de carne e laticínios.

Os legumes e verduras trazem saciedade com uma menor quantidade de calorias e gorduras, além de fornecerem uma boa quantidade de fibras. Com isso, você sente-se satisfeito com uma quantidade menor de calorias, o que significa uma probabilidade bem menor de exagerar na quantidade de calorias totais consumidas ao longo do dia.

É claro que essa não é uma regra: não raro, a eliminação de carne da dieta e a falha em substituí-la com boas proteínas de origem vegetal causa um maior aumento no consumo de carboidratos. A explicação é simples, uma vez que a sensação de saciedade costuma ser menor na ausência de proteínas. O que acontece é que esses carboidratos são, em sua maioria, refinados e pouco nutritivos, como é o caso do açúcar e da farinha branca.

Por esse motivo, uma dieta vegetariana não é um bilhete direto para a magreza, mas se você souber incluir uma boa variedade à mesa e lembrar-se de limitar o consumo de açúcar e alimentos processados, a perda de peso poderá ser uma das boas vantagens de ser vegetariano.

 

2. Melhor funcionamento do intestino

 

As verduras e legumes presentes em maior volume na dieta vegetariana fornecem uma grande quantidade de fibras, que além de aumentarem a saciedade também contribuem para uma melhora do trânsito intestinal. E um bom funcionamento do intestino significa uma diminuição nas inflamações e também uma redução no risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer do aparelho digestivo, entre eles o de intestino.

 

3. Redução do risco de doenças do coração 

 

Uma das maiores vantagens de ser vegetariano é a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, como a arteriosclerose e o infarto. Isso porque o consumo excessivo de carne pode elevar os níveis de LDL no sangue, o que significa um maior acúmulo de partículas de gordura na parede das artérias e um elevado risco de entupimento dos vasos e também de infarto.

 

4. Níveis menores de Colesterol Ruim

 

Como a maior fonte de colesterol na dieta são os alimentos de origem animal, e as frutas, verduras, legumes e nozes são naturalmente isentos de colesterol, a dieta vegetariana pode ajudar a controlar naturalmente os níveis de LDL – ou colesterol ruim. Outro benefício das verduras e legumes é a grande quantidade de antioxidantes, substâncias que contribuem para a redução das inflamações e assim minimizam os riscos para o coração.

A soja, outra proteína consumida regularmente em dietas vegetarianas, contém isoflavonas, um tipo de fitonutriente que tem a capacidade de baixar os níveis de LDL em circulação na corrente sanguínea. Em média, os vegetarianos apresentam níveis de colesterol 14% menores do que pessoas que consomem carne regularmente.

Mais um dos benefícios de ser vegetariano é que as dietas sem carne costumam ser ricas em nozes, que por sua vez fornecem gorduras boas para o cérebro e ainda contribuem para elevar os níveis de HDL, o bom colesterol.

 

5. Pressão arterial sob controle

 

Uma revisão recente de 39 estudos publicada no Journal of the American Medical Association revelou mais uma das vantagens de ser vegetariano: um maior controle da pressão sanguínea. Segundo dados coletados durante as pesquisas, seguidores de dietas vegetarianas apresentam pressão sanguínea mais baixa quando comparados com seguidores de dietas convencionais à base de carne.

Segundo os pesquisadores, essa diminuição da pressão através da dieta pode ocorrer por dois motivos. O primeiro deles seria o fato da dieta vegetariana conter pouca gordura e muita fibra, o que contribuiria para a perda de peso. E isso, por sua vez, levaria a uma queda na pressão arterial.

Outro mecanismo pelo qual a dieta vegetariana pode diminuir a pressão é através de alguns minerais presentes nas frutas e verduras. Os vegetais são pobres em sódio e ricos em potássio, sendo que este último tem a característica de produzir uma queda na pressão arterial.

 

6. Menor risco de diabetes

 

Embora não se possa afirmar que dieta vegetariana cura a diabetes, pesquisas recentes têm revelado uma relação entre uma dieta sem carne e um menor risco de desenvolvimento da doença. Segundo alguns pesquisadores, a dieta vegetariana diminui a probabilidade de uma pessoa ter diabetes porque ela auxilia na manutenção do peso e melhora o controle do açúcar na corrente sanguínea, dois dos principais fatores associados ao surgimento do diabetes.

 

7. Pele, cabelos e unhas mais saudáveis

 

O aumento no consumo de legumes e frutas na dieta significa uma maior quantidade de vitaminas e minerais à disposição do organismo para poder executar suas funções de crescimento e renovação celular. Por isso, as vitaminas são fundamentais na manutenção de um cabelo, unhas e pele mais bonitos e saudáveis.

 

8. Maior Longevidade

 

Se nenhuma das outras vantagens de ser vegetariano o convenceu, esta talvez o ajude a mudar de ideia: estudos têm relacionado a dieta vegetariana a mais anos de vida. Segundo pesquisadores, vegetarianos tendem a apresentar melhores índices de longevidade pois em geral estão menos expostos a toxinas e produtos químicos (como conservantes e corantes) e também porque consomem uma maior quantidade de antioxidantes.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

10 Dicas para emagrecer de maneira saudável!!!

February 20, 2019

1/5
Please reload

Archive
Please reload

Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon